terça-feira, 13 de setembro de 2011

JOGOS E ATIVIDADES QUE COLABORAM PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

Deborah Ramos - Psicopedagoga
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Jogos de mímica (Imagem e Ação, por exemplo): Ao transmitir sem palavras
sentimentos ou situações, a criança organiza seu pensamento lógico e busca
compreender causas e conseqüências para melhor se expressar.
• Jogo Lince: Trabalha a percepção visual e a rapidez.
• Atividades de figura-fundo (encontradas em revistas de passatempo). Trabalha a
atenção para as atividades.
• Atividades de criar: Desenvolve a sensibilidade para perceber problemas, capacidade
de elaborar soluções estereotipadas, mas descobre e põe em prática novas formas de
resolvê-lo.
• Atividades matemáticas: O desenvolvimento do pensamento lógico-matemático
capacita a formação de indivíduos capazes de raciocinar em qualquer situação com
espírito crítico e flexível, com objetividade e coerência de pensamento.
• Desenho de si próprio diante do espelho. Desenvolve o autoconhecimento, autoestima,
conhecimento maior do real.
• Manipulação de objetos com os olhos vendados, e verbalização de seus atributos:
Trabalha representação mental, e discriminação de estímulos táteis.
• Expressão oral, plástica, corporal: Tem fundamental importância no desenvolvimento
global.
• Jogo Bule: Desenvolve o raciocínio lógico-matemático e a reversibilidade de
pensamento.
• Bingo pedagógico: Ajuda a criança a relacionar as palavras escritas e faladas.
• Pintura a dedo: Atividades artísticas como esta favorecem o desenvolvimento afetivo,
especialmente por facilitarem a livre-expressão e descarregarem as tensões,
assegurando o equilíbrio emocional.
• Massinha: Ao manipularem as crianças descarregam sua ansiedade e seus temores,
além de trabalhar a coordenação motora fina.
• Atividades de recortar: Além de contribuem para o desenvolvimento cognitivo,
trabalha a motricidade fina, colaborando também para a melhora da gráfica.
• Dobraduras: Desenvolve grandemente a criatividade.
• Bolinhas de gude ou boliche: São ótimas para treinar a contagem de objetos e
trabalhar a comparação de quantidade. Desenvolve também a coordenação motora.
• Jogo Can Can: Atua no raciocínio lógico-matemático, reversibilidade de pensamento,
trabalhando também sentimentos de intolerância à frustração.
• Jogo Banco Imobiliário: Neste jogo, assim como é na vida real, a sorte é aliada às
adequadas decisões.
• Jogos com regras: Trabalham o raciocínio, atenção, antecipação de situações e
diferentes estratégias. Ajuda as crianças com baixa tolerância à frustração a lidarem
com seus sentimentos.
• Brincadeiras com fantoches: O objetivo é o desenvolvimento da criatividade, da
linguagem e a expressão corporal.
• Jogos de vitória ao acaso (roleta, dados, pistas a percorrer...): Nestes jogos o ganhar e
o perder são aleatórios, não dependendo da eficiência dos jogadores. São muito úteis
para crianças que não aceitam perder.
• Jogos de estratégia (damas, trilha, xadrez, gamão, contra-ataque, lig-4, Einsten,
Senha...). Nestes jogos, é preciso que a criança planeje jogada, faça antecipações de
suas próprias jogadas e do adversário.
• Quebra-cabeça: Desenvolve a observação, concentração, percepção visual e
raciocínio.
• Pular corda: Desenvolve a coordenação motora.
• Trabalhos para alinhavar: Trabalha a coordenação motora, essencial para a escrita.
• Jogo das pedrinhas (“5 marias”): Coordenação motora fina e contagem.

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